sobre

Raphael Sprovieri
Raphael Sprovieri

Escrevo contos e ilustro memórias, no impulso criativo de registrar essa passagem e dizer que estive aqui. Sempre pela lei natural dos encontros eu deixo e recebo um tanto.

Sou um artista LGBTQIA+ nascido em São Paulo e criado em cidade pequena, filho de pais nordestinos e italianos.

Fui estudante de escola pública e tenho formação em marketing, com um escopo de experiências bastante generalista na área da comunicação e design multimídia mas nenhuma formação acadêmica em artes.

Atuo hoje na área de tecnologia, focado no planejamento estratégico de ações para campanhas e análise de indicadores.

Paralelamente e de forma autodidata desenvolvo meu trabalho artístico como paixão. Desenho desde muito pequeno e faço parte da última geração a viver a transição dos últimos passos do mundo analógico para a sociedade hiper conectada. Uma geração inevitavelmente educada por cultura pop.

Começo a desenvolver meu estilo por volta de 2011, publicando meus trabalhos online a partir de 2013, influenciado pela popularização do estilo doodle da época. Dando vazão a experiências e ideias autorais.

Contando histórias através de desenhos de inspirações surrealistas e abstratas. Me tornando desde então, um estudante entusiasta das artes, da filosofia, música popular, cinema e literatura. Apaixonado especificamente pela agitação cultural e social da década de setenta.

Meu momento decisivo para continuar fazendo arte foi a dimensão da rica e diversa cultura do meu Brasil. Além disso, o primeiro contato com a literatura de Franz Kafka, a poesia de Fernando Pessoa – principalmente pelo poema Tabacaria – e todo o trabalho experimental de artistas alternativos como Brian Eno e David Bowie.

Contemporaneamente, meu trabalho é diretamente inspirado pela obra genial da cartunista e chargista brasileira Laerte Coutinho e pela complexidade da narrativa gráfica do quadrinista e ilustrador gaúcho Rafael Sica.

contato.

Parcerias, trabalhos ou exposições:

contato@raphaelsprovieri.com

Todas as minhas redes sociais: